Tuesday 21 February 2012

0 Cimento queimado

Você sabe o que é cimento queimado? O cimento queimado é um dos tipos mais comuns de revestimentos de casa brasileiras. Antigamente era utilizado em habitações mais populares; o piso era verde ou vermelho, mas na verdade a cor era definida pela cera utilizada para polir o piso. Hoje virou referência de acabamento pelo seu custo,  visto que sua composição leva basicamente cimento e areia, e está entre as alternativas mais baratas para pisos do mercado. Por sua flexibilidade e durabilidade, pelo aspecto final e pelas várias alternativas de cores e acabamentos, o cimento queimado pode ser visto nas mais simples casas rurais (onde muitas vezes é chamado de vermelhão), e nas mais refinadas residências das grandes metrópoles.



















Para quem vai utilizar esse piso em casa, uma dica. O cimento queimado nada mais é do que um piso feito a partir de uma argamassa feita na obra com a mistura de cimento, areia e água. Essa argamassa deve ser aplicada com uma espessura média de 30 mm sobre o contrapiso ou sobre um lastro de concreto áspero. Caso a base esteja muito lisa, sugere-se que seja feito um chapisco para aumentar a aderência do cimento queimado. Após a aplicação da argamassa, devemos conseguir o máximo nivelamento do piso, preferencialmente com régua metálica.
Se pararmos o processo por aí, esse piso vira o famoso cimentado, que reveste boa parte das calçadas das nossas cidades. O ato de “queimar” o cimento é o que o distinguirá de um simples piso cimentado.
Queimar o cimento não tem nenhuma relação com fogo ou maçaricos. Este é o nome dado ao processo de jogar pó de cimento sobre o piso de argamassa de cimento e areia ainda mole e úmida; então, a superfície deve ser desempenada com uma desempenadeira de aço, espalhando o pó de cimento sobre a argamassa e deixando o conjunto bem liso. Após a secagem está pronto o cimento queimado, com um aspecto bem liso e nivelado. 

Por ser muito liso, pode ficar escorregadio, especialmente quando molhado.
O cimento queimado também não é adequado para os quartos, que podem ficar muito frios, em especial durante o inverno; o uso em banheiros, principalmente no interior dos boxes, não é recomendado porque o material pode reagir com xampus, sabonetes e outros produtos.
A limpeza é simples e basta lavar com água e sabão neutro. É importante observar que os pisos em cimento queimado precisam de dilatadores, juntas que ajudam o piso a "trabalhar" e evitam que o mesmo rache. O aspecto final é de um piso monolítico, ou seja, de grandes panos sem rejuntes, é o que agrada muitas pessoas. Apenas leves linhas de dilatação, que podem ser inclusive da mesma cor do piso, dividem os panos, o que torna os ambientes visualmente maiores.
Ainda tem dúvidas? Mande um email para coisinhasdenoiva.gi@gmail.com.
Beijos
Gi








About the Author

Author info. Go to Blogger edit html and find these sentences.Now replace these with your own descriptions, if you like it Subscribe to Our Feed and Follow Me on Twitter

    Other Recommended Posts

  • cimento, cimento queimado, piso barato, piso casa

0 comments:

Post a Comment

 
back to top //PART 2